quarta-feira, 19 de agosto de 2009

I, II, III e IV Seminário Literário - Thales Ribeiro

17 comentários:

  1. Os Movimentos Literários

    Assim como a poesia e a ficção, o teatro foi bastante expressivo no Romantismo brasileiro.A época do Realismo, o teatro nacional entrou em crise, cedendo os diversos lugares a gêneros importados.Tanto no Romantismo quanto no Realismo, entretanto, sobressaiu um teatro crítico divertido e moralizante- a comédia de costumes.

    Em relação ao teatro romântico da época, Martins Pena soube fixar os costumes e ambientes da época, formando, segundo o crítico literário Sílvio Romero, o painel histórico da vida do país na primeira metade do histórico século XIX.

    Já o teatro relista de França Júnior deve grande repercussão com suas crônicas, reunidas sob o título de Folhetins, a obra que constitui verdadeira tradução dos costumes cariocas durante o Segundo Império.

    Podemos observar da "Crítica aos Costumes" de Artur Azevedo, que ele explora ora sozinho ora em colaboração.Se essa produção do autor perdeu hoje quase todo o interesse, em razão de ter sido construída com base em episódios da época.O mesmo não aconteceu com suas comédias, nas quais é retomada a tradição fundada por Martins Pena.

    No êxito de suas obras "Qorpo Santo" e o "teatio absurdo", tiveram grandes repercussões dentre o período, podemos afirmar também que alguns críticos, nacionais e estrangeiros, consideram no precursor universal do teatro do absurdo.

    Conclusão

    Percebe-se que em diferentes textos teatrais,e, em relação aos autores, foram obras que encantaram diferentes públicos, porém deixava a mesma satisfação de romantismo "oculto", entre seus diversos pontos de vista.

    Aluno: Samuel Araújo da Silva.

    ResponderExcluir
  2. No primeiro seminário de literatura, no ano de 2009, realizado pela escola Thales Ribeiro Gonçalves, os alunos estavam bastante tensos, pois pelo fato de ser o primeiro, não sabiam muito bem o que fazer. Apesar da tensão e do nervosismo, foi bastante interessante, pois para muitos alunos o autor Assis Brasil era ainda desconhecido, e além de passarmos a conhecê-lo, pudemos ler suas obras e de outros autores. O livro escolhido por meu grupo para ler e fazer as apresentações, foi Os habitantes do espelho, de Assis Brasil, que é um livro de leitura fácil e que prende o leitor.
    No segundo seminário, todos já estavam meio que acostumados com as exigências das apresentações, porém, para mim a forma de apresentação do trabalho poderia ter sido outra, mas, além disso, a história que meu grupo escolheu Olho-d’água do livro A chave do amor,de Assis Brasil,tornou a apresentação melhor,já que é uma história realista,diferentes de algumas do mesmo autor,que conta como é o dia-a-dia nas pequenas cidades do país,a pobreza e etc.
    No terceiro seminário, em minha opinião foi a melhor, pois pudemos fazer um grupo maior de pessoas,e adaptações teatrais,o que tornou o trabalho divertido e mais interessante.Também foi do autor Assis Brasil,o livro Os desafios do rebelde,que eu e meu grupo,fizemos adaptações,o que tornou a história muito mais divertida.Além de poder prestigiar nossos colegas nas suas adaptações teatrais.
    No quarto seminário, também foi bastante interessante, pois a responsabilidade de tirar nota boa e ainda ser responsável pela nota dos seus colegas, fez com que todos agissem com maturidade fazendo o trabalho e refazendo quantas vezes fosse preciso. O livro que escolhi, foi Odisséia de Homero, que é de uma leitura fácil, e que prende o leitor, faz com que a pessoa comece a ler e não queira parar.
    Enfim, todos os seminários tiveram seus pontos de aproveitamento, pois além de ser divertido, nos influência a ler muito mais.

    ResponderExcluir
  3. Os Movimentos Literários

    Filme: O Leitor


    No filme podemos notar traços do Realismo pois, relata o cotidiano do homem na sociedade e, mostra a sociedade em conjunto e tudo o que se pasaa na época em que o filme foi baseado para ser produzido. Fala do amor entre pessoas de enormes diferenças de idade que naquela época (Época do Holocausto)seria um escândalo para a sociedade. Relata ainda a situação de pessoas menos privilegiadas na sociedade e o modo de vida ao qual elas eram submetidas.

    Aluna: Kaline Viana

    ResponderExcluir
  4. O Filme O Leitor relata a história do adolescente Michael que se envolve, com Hanna,uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Michael, então um estudante de Direito, reencontra seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.
    È um filme que podemos perceber traços do Romantismo,como a questão do adolescente se envolver com uma mulher que tem o dobro da sua idade e de classe mais baixa.Podemos ver também traços do Movimento Realista,como causas sociais,no caso do julgamentos de Hanna que questiona vários assassinatos de mulheres judias.Enfim,o filme é bastante interessante,pois além de ter um pouco de ficção,também tem certa dose de realismo.

    ResponderExcluir
  5. No primeiro seminário de literatura, no ano de 2009, realizado pela escola Thales Ribeiro Gonçalves, os alunos estavam bastante tensos, pois pelo fato de ser o primeiro, não sabiam muito bem o que fazer. Apesar da tensão e do nervosismo, foi bastante interessante, pois para muitos alunos o autor Assis Brasil era ainda desconhecido, e além de passarmos a conhecê-lo, pudemos ler suas obras e de outros autores. O livro escolhido por meu grupo para ler e fazer as apresentações, foi Os habitantes do espelho, de Assis Brasil, que é um livro de leitura fácil e que prende o leitor.
    No segundo seminário, todos já estavam meio que acostumados com as exigências das apresentações, porém, para mim a forma de apresentação do trabalho poderia ter sido outra, mas, além disso, a história que meu grupo escolheu Olho-d’água do livro A chave do amor,de Assis Brasil,tornou a apresentação melhor,já que é uma história realista,diferentes de algumas do mesmo autor,que conta como é o dia-a-dia nas pequenas cidades do país,a pobreza e etc.
    No terceiro seminário, em minha opinião foi a melhor, pois pudemos fazer um grupo maior de pessoas,e adaptações teatrais,o que tornou o trabalho divertido e mais interessante.Também foi do autor Assis Brasil,o livro Os desafios do rebelde,que eu e meu grupo,fizemos adaptações,o que tornou a história muito mais divertida.Além de poder prestigiar nossos colegas nas suas adaptações teatrais.
    No quarto seminário, também foi bastante interessante, pois a responsabilidade de tirar nota boa e ainda ser responsável pela nota dos seus colegas, fez com que todos agissem com maturidade fazendo o trabalho e refazendo quantas vezes fosse preciso. O livro que escolhi, foi Odisséia de Homero, que é de uma leitura fácil, e que prende o leitor, faz com que a pessoa comece a ler e não queira parar.
    Enfim, todos os seminários tiveram seus pontos de aproveitamento, pois além de ser divertido, nos influência a ler muito mais.

    ResponderExcluir
  6. Os quatro seminários que se deram no decorrer do ano, foram muito construtivos e instigantes para os alunos, pois incentivaram a leitura e a busca pelo conhecimento através da literatura.
    O trabalho de leitura, análise, adaptação e apresentação de peças teatrais no decorrer do ano foi engrandecedor tanto para os alunos como para a professora ministrante dos seminários, afinal ambos puderam crescer juntos e mostraram que os obetivos positivos esperados foram alcançados.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro seminário foi apresentado na escola “Thales Ribeiro Gonçalves” foi muito interessante, pois todos estavam ansiosos pela apresentação, algumas pessoas nunca tinham lido um livro inteiro e apresentado na frente de vários alunos o livro de Assis Brasil nos trouxe esperança de voltar a ler livros literários apesar de o primeiro livro ser muito infantil mais foi muito bom.
    Já o segundo seminário aconteceu no Memorial da Balaiada no auditório não estávamos muito acostumados a apresentar livros mais já estávamos pegando o jeito, o segundo livro também foi de Assis Brasil chamado “O salto do cavalo cobridor” já era um livro mais amadurecido vamos dizer assim diferente do primeiro livro já era livro de adolescente difícil de entender mais foi legal.
    O terceiro seminário foi apresentação teatral onde nosso grupo fez uma adaptação do livro de Assis Brasil que era “A filha do meio quilo” para “Ela é” foi um Maximo a apresentação todos gostaram e ficamos muito satisfeito com o resultado ta peça e agradecidos por todos que estavam presente, a peça aconteceu no Clube Alicrim.
    Quarto e ultimo seminário ocorreu na auditoria da “Academia Caxiense de Letra” onde todos os segundos anos compareceram e fizeram suas apresentações conforme planejado o terceiro livro foi “Odisséia” uma adaptação de Ruth Rocha foi o melhor livro que eu le muito legal a tradução de Ruth Rocha foi muito proveitoso o tempo em que passei lendo o livro.
    Resumindo todos os livros foram espetaculares agradeço a professora Lila Lea Por essa oportunidade. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. No 1°seminário eu lhe o livro´yakima o menino-onça de Assis Brasil que conta a historia de um menino que numa de suas caçadas com o seu pai ele se perdeu dele e depois de muitas aventuras com os personagem Gavião Vaqueiro e Dr. Quizila.Eu gostei muita da leitura, mas o final não me agradou apesar de ter sido o melhor livro que eu lhe durante este ano letivo
    No 2°seminário foi o livro ´´pacamão`` de Assis Brasil, uma ótima leitura apesarar de ter vários narradores e ter me atrapalhado um pouco a leitura, mas foi uma boa leitura.O que mais gostei da leitura foi que o autor tentava que contava sobre a historia de demonstrar dentro da historia a nossa realidade pois,muitos pais não querem que seus filhos se casem com qualquer pretendente e que os pais sempre procura o melhor para seus filhos.
    No 3°seminário eu lhe o livro flores do mal`` de Charles Baudelaire foi um livro de uma linguagem muito difícil,era um livro, era um poema que era dividido em 117 partes, esses poemas contava sobre a vida de algumas pessoas ,sobre algumas mulheres, , alguns lugares.Na minha opinião eu não gostei do livro pois, demorei vários dias para entender o que o autor tentava demostar para os leitores.
    No 4°seminário foi o livro ´odisséia`` de Ruth Rocha foi um ótimo livro que contava sobre o historia de Tróia. A leitura desse livro pra mim foi de grande importância,pois com a leitura aprendi o modo de ser tanto dos Troianos como dos Gregos e foi um ótimo livro.
    Concluo que estes seminários literários me ajudaram no meu desenvolvimento literário e q eu ajudou a pensar de uma forma diferente. E eu só tenho a agradecer a minha professora por ter realizado esta trabalho que não só ajudou no meu desenvolvimento mais em todos os meus colegas.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro seminário, teve início em maio, ocorreram na escola com varias apresentações de livros de diferentes autores. O livro que eu apresentei foi o "Gavião Vaqueiro" de Assis Brasil, é um ótimo livro, com uma linguagem de facíl entendimento. Este seminário foi um dos mais organizados.
    No segundo as apresentações continuaram no auditorio da Balaiada, com novas e grandes apresentações. O livro que eu apresentei foi "O Salto do Cavalo Cobridor" de Assis Brasil, que conta a grande história de um grande cavaleiro corajoso. Nesse seminário começa a ficar interessante porque foi alguns convidados da escola José Castro.
    No terceiro seminário foi o mais esperado de todos, que foi a peça teatral, é a melhor forma de apresentação. A peça que eu dramatizei junto com os meus companheiros foi a filha do meio-quilo de Assis Brasil, que foi adaptada na peça "Ela é". Para min esse foi o melhor seminário, porque através do teatro, eu tive mais coragem de apresentar, não fiquei nervoso. Iteragir com as pessoas é muito bom e a interação esta muito ligado com o teatro.
    O quarto seminário, apesar das confusões, os desentendimentos, falta de diálogo, foi muito bom. O livro que eu li foi "A Odisseia" um livro super interessante, para min foi o melhor livro, que conta a história de um grande herói que tenta voltar pra casa depois de uma grande guerra, A Guerra de Tróia.
    Comtudo, é importante ressltar que esse seminário foi de total importancia para todos os alunos e inclusive a professora Lila Lea, porque atravéz da leitura adquerimos conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. O filme "o leitor" conta a historia de um adolecente que se envolve com uma pessoa mais velha, eles se apaixonam e vive uma linda historia de amor.
    Durante o filme da à perceber dois movimentos literarios o Romantismo de cara e o Realismo.
    Romantismo por conta que é uma historia de duas pessoas que se apaixonam independente da idade vivem uma linda historia de amor.
    Realismo pelo fato de mostra fatos como vida social das pessoa uqe naquele tempo realmente acontecel naquela epocacomo analfabetismo, decepção holocausto e entre outros.

    ResponderExcluir
  13. O 1°seminário aconteceu no primeiro fim de semana de maio e ocorreu na escola.
    Eu li e apresentei o livro Yakima,o menino-onça,do autor Assis Brasil,a minha apresentação foi em grupo,que foi eu Bruna,Ellen e Rosa.
    Quando olhei o livro pela primeira vez,confesso que eu não gostei muito,mas quando comecei ler,percebi que se tratava de uma história muito agradável,e de uma leitura muito fácil e interessante.
    Este livro se tratava da história de um garoto,chamado Jonas,que se perdeu na floresta,e seus pais ficaram desesperados e passaram dois anos procurando ele e não encontraram,mas depois eles souberam que Gavião Vaqueiro e Dr.Quizila tinham encontrado a filha de outro fazendeiro da região,sabendo disso os pais de Jonas os contrararam.
    E então Gavião Vaqueiro e Dr.Quizila foram atrás de Jonas e depois de muito procurar,os dois amigos encontraram o filho do fazendeiro e o trouxeram de volta para casa,chegando lá,Gavião Vaqueiro e Dr. Quizila foram muito bem recompensados e Jonas e seus pais ficaram morando juntos e muito felizes.
    No 2° seminário eu li e apresentei o livro Pacamão,também de Assis Brasil.
    Confesso que não gostei desse livro porque achei ele muito sem noção e de difícil compreensão,porque primeiro ele estava contando uma história do passado aí do nada ele está no presente,aí fica uma confusão em nossa cabeça.
    Mas apesar de tudo isso eu ainda consegui tirar algo proveitoso que foi o fato de eu ler mais um livro e conhecer novas palavras,pois nele há muitas palavras que eu não conhecia e nem sabia o significado.
    E pelo que eu entendi,com esse livro Assis Brasil quis nos falar que ainda hoje existe preconceito quanto a classe social das pessoas,porque esse assunto é um dos principais abordados no livro.
    O 3° seminário foi uma apresentação teatral,que aconteceu no clube Alecrim.
    A minha apresentação foi baseada no livro Somos Todos Inocentes de O.G.Rêgo.O grupo que apresentou essa peça foi:Rudson,Bruna Balica,Bruna Rocha,Romário,Henrique,Tâmara,Paulo Guilherme e Jaqueline.
    Esta apresentação se tratava de um romance proibido,entre Dulce e Raul,era proibido porque as suas família eram rivais.
    Essa peça e o livro são chamados "Somos todos inocentes" porque Raul era apaixonado por Dulce e esta por ele,mas Amparo e Pedrina eram apaixonados por Raul,aí nenhum deles tinha culpa de ser apaixonado pelo outro,mas acontece que no final Raul vai embora ,Dulce fica cuidando de Pedrina que sofreu um aborto e Amparo fica morando na sua casa com sua família.
    O 4° seminário aconteceu na Academia Caxiense de Letras,as duas pessoas que apresentaram foi a Karoline Stefanny e o Evandro,eles apresentaram Odisséia.
    O livro que eu li também foi Odisséia,este livro livro conta uma história muito interessante que é a volta de Ulisses para Tróia,fala sobre toda a sua viagem,todos os perigos que ele correu e a sua chegada em casa.
    Enfim eu gostei muito de todos os seminários,pois foi com eles que eu conheci mais sobre Assis Brasi que era um autor que eu não conhecia.Foi também com esses seminários que eu passei a gostar mais ainda de ler e de conhecer novas palavras e mundos diferentes,pois eu acho que a leitura é realmente isso,descobrir novos mundos.


    Bruna Balica n°02 2°Ano A

    ResponderExcluir
  14. Relatório dos Seminários

    I. Seminário: Apresentação – Roteiro de leitura e análise.
    No primeiro seminário, fiquei com o livro “A filha do meio-quilo”, e devido á imprevistos eu não pude apresentar, mas presenciei as apresentações de alguns grupos, tanto do 2° ano “A” quanto do “B”, as apresentações por sua vez, foram feitas na escola e contou com obras do autor piauiense, Assis Brasil, como na maioria dos outros seminários.

    II. Seminário: Apresentação – Roteiro de leitura e análise.
    No segundo já foi bem melhor, rolou apresentações no auditório do SESC UEMA, e desta vez fiquei responsável para apresentar o livro “O salto do cavalo cobridor”, assisti as apresentações na UEMA e depois quando foi para meu grupo apresentar, nós não podemos usar o auditório da UEMA por estar interditado para fazerem alguma coisa, ai foi à vez da professora, mas uma vez tentar amenizar a situação e conseguir um local para prosseguirmos com as apresentações, e depois de algum tempo ela conseguiu o auditório do museu da balaiada, e conseguimos prosseguir com as apresentações, só que não gostei, por que além do espaço ser pequeno ficou rapidamente lotado devido ao grande número de convidados, mas fora isso, ocorreu tudo muito bem desde a leitura da obra até o dia da apresentação.

    III. Seminário: Apresentação teatral.
    Meu grupo foi escolhido para fazermos uma peça teatral, foi muito legal, meu grupo começou a se organizar pouco, mas de um mês antes da apresentação, para que não corresse o risco de ficar ruim. Fora os ensaios que “às vezes” eram chatos, foi tudo muito legal, o livro desta vez foi o mesmo do primeiro seminário, “A filha do meio-quilo”, mas só que com uma grande adaptação para a peça, que quando chegou o grande o dia, começamos a correria desde as primeiras horas do dia da apresentação, começou com a professora rodando praticamente toda a cidade á procura de um local para fazermos as apresentações, até que ficou decidido que as apresentações seria num espaço privado, daí nós levamos o nosso cenário da peça, até que chegou o grande momento, ocorreu tudo nos conformes e até ouvimos muitos comentários de que nossa peça foi a melhor.

    IV. Seminário: Apresentação – Roteiro de leitura e análise.
    Por fim, mas não menos importante o último seminário, foi no meu ponto de vista o mas fácil de todos, pelo fato de ter sido uma obra bastante conhecida, a obra “Odisséia” da autora Ruth Rocha, eu adorei esta obra, só que mudou o critério de avaliação, em vez de todos apresentarem seus roteiros, foram sorteados apenas dois alunos para representar a sala e assim fazerem sua apresentação, o ocorrido foi na academia caxiense de letras, levando como sempre dois dias de apresentações, e assim eu encerro meu comentário, e parabenizando os alunos e principalmente a professora por ter promovido esse trabalho na escola.

    WESLLY 2° ano “A”

    ResponderExcluir
  15. Na apresentação do 1° seminário foi um pouco difícil eu li o livro “ tempestade “ que eu era contado na ilha onde ela ficava abandonado por muito tempo na ilha.A obra de William Shakespeare ela já e uma obra um pouco difícil e na questão de ler, porque tem palavras que nos entendemos só se estivermos como o dicionário do nosso lado.Mas eu gostei pois foi daí q eu comecei a ler livros.
    O 2° seminário foi ainda melhor porque era peça teatral onde eu me empenhei muito pois quando chegar La da UEMA eu soubesse mostrar tudo o que eu tinha aprendido.
    A peça na qual eu fiz foi MacBeth na qual era um livro muito bom na qual nos tiramos algumas cenas pára demonstrar La na UEMA .Dava para perceber que era um livro que contava historia de varias bruxas Macbeth e Macduf .Como eu me dei bem na peça foi ai foi ai que eu gostei mais ainda de participar dos seminários de português. E o autor do livro era William Shakespeare.
    O 3° seminário foi o que eu mais gostei , porque eu já estava acostumado a ler e me empenhei o Maximo.O livro tinha uma linguagem muito fácil. O nome do livro era a “sereia” na qual a historia era contada no Piauí, que era um homem que se chamava Nicolau ele e quem sustentava a sua família tinha uma canoa que se chamava “Dora cube” na que andava todo dia no rio Parnaíba para sustenta sua família e sua mulher que ficava em casa cuidando dos filhos e ficava lavando q a roupa da vizinhança.Um dia o prefeito disse que ia fazer uma ponte que da aceso ao dois lados e foi quando,ele perdeu a sua freguesia, ele tinha um cesto ruim que ia beber no bar do seu Mundico todo dia, ele já ganhava pouco e bebendo.
    O livro também conta lendas que só pelo nome do livro já diz a sereia,mas as pessoas da cidade nenhuma acreditava em lendas.O livro também conta a historia que tinha um circo que para entrar o bilhete era rabo de gato porque o preço da carne era muito alto e como tinha muito leão na dava pra sustentar foi ai que ele mandou a vizinhança levar gatos. O auto do livro a sereia e Assis Brasil.
    O 4° seminário foi ainda melhor que conta a historia de um pintor que tinha um amigo que gostava muito dele ,e quando ele morreu ele chorou muito porque ele falava que ele era o melhor amigo que ele tinha.Eu só não gostei porque eu foi sorteado para apresentar a obra q nos lemos.E que esse seminário foi o que eu passei a gostar de ler,a autora do 4° seminário foi Lyzia Bojunga . E uma auto de qualidades que Brás muitos legais .eu pelo menos gostei de todos os seminários , parabéns professora PR esses seminários que você fez eu gostei muito .




    Annnadhyson Thommas Saraiva Silva n°04 2°B

    ResponderExcluir
  16. Todas as apresentações foram de suma importância , gostei bastante , pois despertou em todos nós o hábito de ler ! No 1° apesar do nervosismo eu achei que a galera se saiu bem , e o autor também foi de boa escolha da professora porquê era um autor que quase a maioria ja tinha conhecimento e apreciava seus livros, que foi Shakespeare. No 2° foi uma peça teatral na qual adaptamos o livro : Antônio e Cleópatra , o qual foi muito produtivo pois envolvia muita historia e os componetes do grupo são alunos muito ligados á esse tipo de coisa , e foi uma historia muito interessante de ser apresentada ! No 3° o que mais me chamou atenção foi a questão de a professora ter chamado a nossa atenção agora para um autor não muito conhecido : Assis Brasil , mas que a maioria dos alunos aprovou suas historias , eu por exemplo gostei bastanta do meu livro , porquê podemos levar como uma lição de vida ! No 4° nem todos apresentaram pois foi sorteio o que eu achei muito democratico ate porquê assim todos iriam estudar e não ficar dependendo dos colegas , apesar de não ter gostado muito do meu livro por se tratar de uma historia infantil , mas como toda leitura essa também foi muito proveitosa ! Concluindo , na minha opnião a professora fez com que abrissimos mais a nossa mente para leitura , e o 2° Ano foi uma etapa muito proveitosa em relação á Português , apredemos bastante e vamos para o 3° Ano com muitos outros conhecimentos e com outros hábitos !


    - LYVIA BACELAR , n°31 2° ano ''B''

    ResponderExcluir
  17. 1° Seminário

    Bom, meu 1° seminário foi maravilhoso nós do 2° B lemos William Shakespeare.
    Eu particularmente escolho a obra “Hamlet”, uma obra bastante interessante, culta, com muita adrenalina, eu gostei muito e sobre o autor, é um autor maravilhoso. Eu sabia muito pouco sobre Shakespeare mas com essa leitura eu procurei me aprofundar mais em saber sobre o autor e não me arrependi. Sobre o local eu não gostei muito, pois era foi em uma sala de aula e tinha muita gente, o tempo muito curto e o local muito abafado e o dia não estava muito proporcional pois foi em um domingo. Mas com isso tudo foi bem gostoso fazer esse seminário.


    2° Seminário

    Sobre o segundo seminário não tenho muito a falar, foi uma peça teatral muito boa do mesmo autor Shakespeare, foi muito gratificante, o dia estava bom, o local, tava tudo perfeito, e eu gostei muito de ter feito a peça, pois com ela eu aprendi muito e ate deixei a vergonha de lado.

    3° Seminário

    O terceiro seminário não foi tão bom quanto o 2°, o autor era “Assis Brasil”, eu falei sobre Alexandre o pequeno. Eu não gostei da leitura apesar de ser uma leitura fácil, ele enrolava muito e todas ou quase todas as suas historias são praticamente as mesmas coisas, com as mesmas características. Enquanto ao local estava bom e o dia também o único problema foi que a professora colocou o seminário na hora que ia acontecer um grande evento na cidade e também porque a horária tava muito extensa.

    4° Seminário

    Bem, o quarto seminário foi muito bom eu li sobre Lygia Bojunga, A Bolsa Amarela, uma obra muito boa, cheia de fantasias, uma obra para infanto-juvenil eu adorei o livro e a autora também, ela tem uma vida muito interessante, o local estava bacana, o dia também o único problema foi o barulho e o calor que estava insuportável, mas tirando isso foi maravilhoso.

    CONCLUSÕES:

    A minha conclusão sobre todos os seminários é que foram excelentes alguns melhores que outros mais todos ótimos foram todos satisfatórios, uma leitura muito, boa autores excelentes, foi muito gratificante todas as leituras e foi de muita importância, pois eu não tinha o habito de ler e agora estou ate gostando da leitura. Finalizando eu queria agradecer a professora pela oportunidade que ela nós deu, foi tudo maravilhoso.



    NARA JULYANE LIMA DE SOUZA
    2° B N°36

    ResponderExcluir