segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto - CINEMA, ARTE E CULTURA - IMAGENS

A Ponte João Isidoro França conhecida como ponte do sesquicentenário ou ponte estaiada foi projetada para as comemorações dos 150 anos (16 de agosto de2002) de Teresina. É um dos mais importantes pontos turísticos da capital.

Características

Uma ponte feita em concreto armado , em tecnologia estaiada, com extensão de 363 metros , distribuída em seis vãos, dos quais três construído pelo processo de balanço sucessivo e três em processo convencional e com 35 estaios . A plataforma de rolamento prevê três faixas de tráfego de 3,10 metros e passeio para pedestre de 2,15 metros. Possui mastro único para estaiamento, que abriga, em seu topo, um mirante em estrutura metálica, acessível por elevadores e escada deemergência.

A Iluminação da ponte fica a cargo da Eletrobrás sob administrção da prefeitura,e conta com um sistema rotativo que mudar de cor a cada 15 minutos,são 16 tipos de cores diferentes. Um das grandes preocupações do projeto da nova ponte é a não agressão ao meio ambiente,a ponte estaiada não possui colunas de concreto dentro do rio,diferente de outras pontes .A execução das obras do sistema viário e Ponte Estaiada sobre o Rio Poti, na cidade de Teresina - PI, faz a interligação da Av. Dom Severino e a Av. Alameda Parnaíba.


Homenagem

A Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França recebe este nome em homenagem ao secretário geral de obras do governo do José Antônio Saraiva, em 1848, fundador da Vila Nova do Poti (primeiro nome deTeresina) O nome foi decretado ainda no início de sua construção em 2002, na administração de Firmino Filho (PSDB).

Isidoro foi arquiteto, engenheiro, urbanista e que tinha total liberdade para construir Teresina,ele era o braço direito do José Antônio Saraiva, sendo o principal projetista das ruas e avenidas de Teresina partir do rio Parnaíba, com ruas largas, antes mesmo de chegarem carros na recém-capital piauiense, além da localização do cemitério, quartel de polícia e prefeitura,entre 1848 a 1852.


Justificativa do Projeto

Crescimento de Teresina, com registro de frota de veículos em 157.000,00 veículos/dia;população estimada em 985.477 habitantes;A zona centro tem uma população de 234.137 habitantes, concentra 87 escolas públicas, 8 centros de saúde, 9 complexos esportivos, 49 praças. Sua principal via de escoamento de tráfego é a Avenida Frei Serafim. A interligação das zonas centro/norte a zona leste, atualmente congestionada, tem se constituído num fator limitante ao deslocamento da população demandante de tráfego entre as duas zonas, sobretudo nos horários de pico, irá reduzir consideravelmente os níveis de congestionamentos das outras pontes, que ao longo dos últimos anos vem sofrendo um forte crescimento, oferecendo rotas alternativas as quais acarretarão uma sensível redução nos acidentes de trânsito.


Construção

O projeto foi divulgado em 2002 e logo foram iniciadas as obras, mas pouco meses depois foi paralisada por conta das eleiçõe de 2002. Apenas 20% da ponte estava pronta e a partir dai novos acordo foram feitos entre União, Estado e Município, e assim no início de 2008 foi dada a continuação.

Uma das polêmicas da construção da ponte é que seria necessário a remoção de algumas casas na proximidade da ponte e, o final, foram removidas a fim de dar melhor acesso. A Caixa Econômica Federal foi responsavél pela avaliação das casas.A obra foi alvo de muitas instituições como TCU,TC-PI,CREA.

Em fevereiro de 2010, ocorreu mais uma paralisação. Desta vez por conta dos operários que reivindicavam ajuste salarial, ficando por 16 dias sem trabalho. Logo após uma reunião entre o prefeito, o deputado estadual Cícero Magalhães (PT) e representantes dos trabalhadores, dentre eles Raimundo Ibiapina, presidente do Sindicado dos Trabalhadores na Construção Civil (Sitricon) e o ditetor da OAS,a obra pode seguir em andamento.


Mirante

O Mirante fica no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados. O equipamento, com cerca de 300m quadrados e capacidade de 100 pessoas, foi projetado para receber turistas. Um mezanino foi construído nos moldes do que fica no mirante da Torre Eiffel que permite uma visão de 360° da cidade. O acesso é pelo lado leste da ponte pela Av. Raul Lopes e através de 2 elevadores panorâmico que tem capacidade para 10 pessoas,a altura é equivalente a um prédio de 32 andares.O mirante é montado com peças de metal e aço e revertido com cortina de vidro,totalmente climatizado.

O mirante demorou a ser entrege aos visitantes[2], mesmo com ponte já inaugurada,a demora nos testes dos elevadores e no acesso foi apontada como uma das causas. O mirante foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2011, quase um ano depois da inauguração da ponte. A prefeitura diz que inicialmente, o mirante só será aberto à visitação nos dias de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas e será cobrada uma taxa de 3 reais. A capacidade será de até 80 pessoas e o tempo máximo da visita é de 20 minutos.

O valor obra é de R$ 74 milhões, sendo R$ 43 milhões oriundos da União, R$ 20 milhões do Governo do Estado e R$ 11 milhões da Prefeitura de Teresina, por meio dos Ministério dos Transportes e Ministério do Turismo. Ou seja: é fruto de uma parceria entre União, Estado e Município, em nome do presidente, governador e prefeito Silvio Mendes (PSDB),construtora OAS foi responsável pela execução da obra.




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