quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Leitura, Literatura & Internet

Todos podem postar comentários sobre as atividades realizadas com obras literárias durante o ano de 2009.

30 comentários:

  1. Esse espaço é reservado aos alunos que colaboraram com a execução do Projeto Leitura, Literatura & Internet.

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  2. O que tenho a dizer sobre os seminários.
    Desde o início das apresentações percebi que ia ter muita dificuldade, pois não tinha hábito de ler. Agora concluo que as apresentações foram de suma importância não só pra mim, mas como todos os alunos que participaram dessas apresentações, foi algo muito trabalhoso, com muitos tropeços e desavenças, mas algo que eu vou levar pra vida inteira.
    Os seminários serviram para aprofundar meu conhecimento no mundo da literatura. Todas as atividades foram muito boas, apesar de ter livro que eu não gostei, mas valeu, pois nem sempre as coisas podem ser do jeito que a gente quer. Trouxe muitas palavras novas para o meu vocabulário, além de aprender conciliar o meu tempo para determinada atividade.
    Parabenizo a professora Lila Lea por essa iniciativa.
    Bruna Rocha
    2º A

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  3. Acredito que um novo recomeço começa a partir do momento que passamos a traçar objetivos em nossas vidas...
    E foi isso que aconteceu!
    Os Seminários criados pela Professora Lila Léa e desenvolvido por nós,alunos, teve grande importância para ampliar e abrir novos campos para a leitura e para despertar o nosso interesse pela literatura brasileira...
    Para min o que antes parecia perca de tempo, agora é ganho de conhecimento e de aprendizagem...Com o decorrer das apresentações fui traçando novos objetivos na minha vida e o livro passou a ser o meu maior e melhor passa-tempo.
    Agradeço a professora Lila Léa!
    Dayse Andressa
    2º C

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  4. Relatório dos Seminários
    Foram realizados quatro seminários no ano de 2009 na escola Thales Ribeiro Gonçalves, organizado pela professora Lila Léa e apresentados pelos alunos da escola, com o tema Leitura, Literatura e Internet.
    Bem no primeiro seminário foram realizados vários livros de diversos autores onde despertou a curiosidade dos alunos e melhorando assim o conhecimento de cada um; pelo fato de ser o primeiro seminário os alunos ficaram muito nervosos ao falar toda a história do livro lido diante da professora e alunos. Eu li uma obra de Assis Brasil, A fala corna dança do beija-flor, onde eu achei muito interessante, pois o autor foca no seu principal objetivo que é a questão ambiental o fato do ser humano esta destruindo a natureza foi muito proveitoso.
    No segundo seminário, teve apresentação teatral, realizada pelos alunos do segundo ano “C e D” que foi muito divertido; e também a apresentação da síntese dos livros onde, foi lido também Assis Brasil, novamente, onde meu grupo leu A sereia, um conto muito bom, infantil, onde fala da cultura do Piauí, da roda de pescadores feita nos barzinhos, e a morte do homem que viu uma sereia. Nesse segundo seminário já foi mais tranquilo, porque já havíamos tido a experiência do primeiro seminário, foi muito legal.
    No terceiro seminário nossa turma ficou responsável pela peça teatral onde meu grupo apresentou uma obra de Assis Brasil, Os desafios do rebelde, e pra mim foi muito gratificante, pois, eu amo teatro. As outras turmas ficaram com a apresentação do enredo de outros livros. Todas as peças foram muito interessantes.
    No quarto seminário, todas as turmas fizeram a apresentação do enredo, e pra mim foi o melhor de todos os seminários, porque lemos os livros Ilíada e Odisséia, de Homero, e foi muito importante porque conhecer a história da Grécia e de Tróia, o motivo da guerra, os conflitos causados pelos dois reinos é muito gratificante, não foi uma leitura muito fácil, mas muito proveitosa que superou minhas expectativas. As outras turmas leram livros de outros autores.
    O que se pode concluir e que todos esses seminários foram realizados para a melhor aprendizagem dos alunos e que só aumentou a oportunidade dos alunos de conhecerem obras diferentes e melhorarem sua leitura cada vez mais, despertou também a vontade de ler o hábito que muitos não tinham.
    2ºA - Dandara

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  5. Relatório dos Seminários

    No primeiro seminário foram apresentados as análises de diversos livros. Por ser o primeiro seminário do ano e os alunos não estarem acostumados a esse tipo de trabalho, era perceptível, nos alunos, um pouco de insegurança, porém, nada que impedisse o sucesso das apresentações. Esse primeiro encontro teve duração de dois dias. O livro que o meu grupo apresentou dfoi do autor piauiense Assis Brasil, Nemo, o peixinho filósofo. Esse livro é uma obra direcionada ao público infanto-juvenil, por isso contém muita fantasia.
    O segundo seminário foi dividido em apresentações de análises de livros e peças teatrais, baseadas em obras literárias. Desta vez apresentados com mais segurança, os trabalhos foram compreendidos melhor. O meu grupo apresentou a análise do livro Os desafios do rebelde, de Assis Brasil, uma obra também direcionada ao público infanto-juvenil e bastante interessante de se ler.
    O terceiro seminário também foi dividido em duas formas de apresentação. Desta vez, ficamos responsáveis pelas peças teatrais. Nossa peça foi baseada na obra de Assis Brasil, Os desafios do rebelde. Todas as peças foram bem apresentadas e aprovadas por todos os que estavam presentes. As análises também foram bem apresentadas.
    O quarto e último seminário foi somente análise de obras. Foram escolhidos apenas alguns alunos de cada turma para se apresentar. Este último superou todas as expectativas pois, todas as análises foram bem apresentadas com bastante segurança pelos alunos.
    Depois de tudo o que foi dito, a única coisa que deve-se acrescentar, é que, estes seminários foram, são e serão de muita importância para nós, alunos do segundo ano do ensino médio, porque foram usadas pobras que servirão para o nosso futuro e foramação e tudo isso nós devemos a professora Lila Léa.

    Aluna: Kaline Viana

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  6. Filme O leitor

    O filme se assemelha a dois movimentos literários: o Realismo e ao Romantismo.
    Realismo porque retrata a vida de pessoas que viveram naquela época, fala sobre o holocausto, anlfabetismo,o amor vivido entre duas pessoas, decepção, entre outras coisas verídicas.
    E Romantismo pois mostra o amor entre pessos de idades diferente, e quando Hanna sente atração pela morte e se suicida. E ainda quando percebemos que para o "menino" Michael Berg, Hanna não foi somente um amor de verão e sim um amor pra vida toda.

    Renata Rodrigues 2º ano A

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  7. Filme: O Leitor

    Observando-se seus ponto e cenas mais marcantes, o filme "O Leitor", seu enredo e fatos do mesmo enquandram-se em dois movimentos literários, o Realismo e Naturalismo, pois foca muitos traços reais da socieda, além de trabalhar os vícios, fraqueza e deprimênica humanos, objetivando alcançar cero impacto sobre os expectadores. O cuidado com os ambientes e situações, traços marcantes do Naturalismo, torna as cenas mais marcantes e de impacto surreal.

    Thyago L. Ramos
    2º ano "A"

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  8. Seminário de Português

    Durante esse ano de 2009, houve o desenvolvimento de 4 seminários, muito importante todos eles.
    O primeiro foi a leitura de obras do autor Assis Brasil e que todos os alunos se uniram em pequenos grupos de 2 a 3 pessoas para apresentar a obra lida. Confesso que não tirei bom proveito da leitura, o dia da apresentação foi muito corrido, todas as turmas ficaram juntas numa sala quente e abafada, isso fez tirar a atençaõ de quem tava apresentando e assistindo.
    O segundo seminário, também foi leituras de obras do Assis Brasil, ocorreu quase que da mesma forma do primeiro, só que este apesar de imprevistos foi num lugar mais apropriado onde todos podiam nos ouvir e dá mais atenção a apresentação.
    O terceiro seminário, pra mim foi o melhor, saiu perfeitamente bem, apesar também de pequenos imprevistos. Neste ocorreu peças teatrais em que a história vinha a ser dos livros lidos dos seminários passados e os grupos tinham que escolher uma história e desenvolve-lá através de peças.
    Enfim, o quarto seminário foi muito bom, pois foram colocados em sala dois livros a ser escolhido: Ilíada e Odisséia, onde nos dois a história é bem prazerosa, porém um completa o outro, a apresentação e a leitura era individual e uma pessoa de cada livro seria sorteado na hora da apresentação para representar a sala.
    Karoline Stefanny

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  9. Filme:o leitor
    O Filme apresenta traços do romantismo,porque conta a história de um menino que se apaixonou por Hanna que é alguns anos mais velha que ele,e esse amor era proibido pelos pais de Michael,justamente por esse motivo.
    E Realismo,porque apresenta traços reais,ou seja, algo que realmente aconteceu,como a ditadura militar,em que Hanna era nazista e se matou por remocio.


    KAROLINE STEFANNY 2°A

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  10. No 1°seminário eu lhe o livro´yakima o menino-onça de Assis Brasil que conta a historia de um menino que numa de suas caçadas com o seu pai ele se perdeu dele e depois de muitas aventuras com os personagem Gavião Vaqueiro e Dr. Quizila.Eu gostei muita da leitura, mas o final não me agradou apesar de ter sido o melhor livro que eu lhe durante este ano letivo
    No 2°seminário foi o livro ´´pacamão`` de Assis Brasil, uma ótima leitura apesarar de ter vários narradores e ter me atrapalhado um pouco a leitura, mas foi uma boa leitura.O que mais gostei da leitura foi que o autor tentava que contava sobre a historia de demonstrar dentro da historia a nossa realidade pois,muitos pais não querem que seus filhos se casem com qualquer pretendente e que os pais sempre procura o melhor para seus filhos.
    No 3°seminário eu lhe o livro flores do mal`` de Charles Baudelaire foi um livro de uma linguagem muito difícil,era um livro, era um poema que era dividido em 117 partes, esses poemas contava sobre a vida de algumas pessoas ,sobre algumas mulheres, , alguns lugares.Na minha opinião eu não gostei do livro pois, demorei vários dias para entender o que o autor tentava demostar para os leitores.
    No 4°seminário foi o livro ´odisséia`` de Ruth Rocha foi um ótimo livro que contava sobre o historia de Tróia. A leitura desse livro pra mim foi de grande importância,pois com a leitura aprendi o modo de ser tanto dos Troianos como dos Gregos e foi um ótimo livro.
    Concluo que estes seminários literários me ajudaram no meu desenvolvimento literário e q eu ajudou a pensar de uma forma diferente. E eu só tenho a agradecer a minha professora por ter realizado esta trabalho que não só ajudou no meu desenvolvimento mais em todos os meus colegas.


    Rosa Ronyelle 2°anoA

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  11. No 1°seminário eu lhe o livro´yakima o menino-onça de Assis Brasil que conta a historia de um menino que numa de suas caçadas com o seu pai ele se perdeu dele e depois de muitas aventuras com os personagem Gavião Vaqueiro e Dr. Quizila.Eu gostei muita da leitura, mas o final não me agradou apesar de ter sido o melhor livro que eu lhe durante este ano letivo
    No 2°seminário foi o livro ´´pacamão`` de Assis Brasil, uma ótima leitura apesarar de ter vários narradores e ter me atrapalhado um pouco a leitura, mas foi uma boa leitura.O que mais gostei da leitura foi que o autor tentava que contava sobre a historia de demonstrar dentro da historia a nossa realidade pois,muitos pais não querem que seus filhos se casem com qualquer pretendente e que os pais sempre procura o melhor para seus filhos.
    No 3°seminário eu lhe o livro flores do mal`` de Charles Baudelaire foi um livro de uma linguagem muito difícil,era um livro, era um poema que era dividido em 117 partes, esses poemas contava sobre a vida de algumas pessoas ,sobre algumas mulheres, , alguns lugares.Na minha opinião eu não gostei do livro pois, demorei vários dias para entender o que o autor tentava demostar para os leitores.
    No 4°seminário foi o livro ´odisséia`` de Ruth Rocha foi um ótimo livro que contava sobre o historia de Tróia. A leitura desse livro pra mim foi de grande importância,pois com a leitura aprendi o modo de ser tanto dos Troianos como dos Gregos e foi um ótimo livro.
    Concluo que estes seminários literários me ajudaram no meu desenvolvimento literário e q eu ajudou a pensar de uma forma diferente. E eu só tenho a agradecer a minha professora por ter realizado esta trabalho que não só ajudou no meu desenvolvimento mais em todos os meus colegas.


    Rosa Ronyelle 2°ano A

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  12. No 1°seminário eu lhe o livro´yakima o menino-onça de Assis Brasil que conta a historia de um menino que numa de suas caçadas com o seu pai ele se perdeu dele e depois de muitas aventuras com os personagem Gavião Vaqueiro e Dr. Quizila.Eu gostei muita da leitura, mas o final não me agradou apesar de ter sido o melhor livro que eu lhe durante este ano letivo
    No 2°seminário foi o livro ´´pacamão`` de Assis Brasil, uma ótima leitura apesarar de ter vários narradores e ter me atrapalhado um pouco a leitura, mas foi uma boa leitura.O que mais gostei da leitura foi que o autor tentava que contava sobre a historia de demonstrar dentro da historia a nossa realidade pois,muitos pais não querem que seus filhos se casem com qualquer pretendente e que os pais sempre procura o melhor para seus filhos.
    No 3°seminário eu lhe o livro flores do mal`` de Charles Baudelaire foi um livro de uma linguagem muito difícil,era um livro, era um poema que era dividido em 117 partes, esses poemas contava sobre a vida de algumas pessoas ,sobre algumas mulheres, , alguns lugares.Na minha opinião eu não gostei do livro pois, demorei vários dias para entender o que o autor tentava demostar para os leitores.
    No 4°seminário foi o livro ´odisséia`` de Ruth Rocha foi um ótimo livro que contava sobre o historia de Tróia. A leitura desse livro pra mim foi de grande importância,pois com a leitura aprendi o modo de ser tanto dos Troianos como dos Gregos e foi um ótimo livro.
    Concluo que estes seminários literários me ajudaram no meu desenvolvimento literário e q eu ajudou a pensar de uma forma diferente. E eu só tenho a agradecer a minha professora por ter realizado esta trabalho que não só ajudou no meu desenvolvimento mais em todos os meus colegas.


    Rosa Ronyelle 2°Ano A

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  13. bom como eu ja comentei sobre os seminários, então vou falar da redação sobre leitura.

    Leitura! o que é isso?

    Nos últimos tempos, com base nos dados a leitura está sendo abandonada, entre os alunos de 1° à 4° série, ou melhor, está sendo focada apenas para jovens, a maioria deles maiores de 15 anos, ou quem já está cursando faculdade e precisa da leitura para realização de algum trabalho.
    De acordo com os dados, ler não está mais tão utilizado como meio principal sendo apenas uma opção de livre e espontânea vontade.
    As escolas, as faculades exigem bastante que seus alunos apartir no mínimo de 16 anos, que façam leitura de algum livro de literatura. Isso faz com que o índice de jovens que praticam esse ato aumente, porém se for levado em conta que esses jovens lêem assim por "pressão", para obter notas, não faz disso um ato glorioso, bonito de se ver.
    É muito difícil hoje em dia chegar, seja jovem, adulto ou criança, em uma biblioteca e pedir um livro pelo simples hábito de ler. Principalmente com o surgimento da internet, que já traz tudo resumido sem nenhum esforço, nenhum sono perdido, apenas com menos informações. Ou então ao invés de de ler um livro no fim de semana, as crianças se perdem em jogos virtuais.
    Pegar um livro e disponibilizar um tempo pra ler, tem que ser um ato feito espontâneamente, desde pequenos até idades mais avançadas. Afinal
    nada melhor para desenvolver a mente de forma saudável e criativa. As grandes redações feitas pelos estudantes no vestibular são geralmente de quem já possui o hábito de ler a muito tempo, e não por quem pega um livro três meses antes para interpretar a leitura do tal livro.



    Priscilla Novaes 2°D

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  14. 1° Seminário: li o livro "Gavião Vaqueiro o bom ladrão da floresta", não gostei da história, pois é muito infantil, sem graça e não desperta a curiosidade do leitor pelo final.

    2° Seminário: nesse o livro foi "A filha do meio-quilo", eu gostei pois retrata a realidade e não há viagem ao mundo imaginário.

    3° Seminário: sem dúvida foi o melhor, apresentei uma peça chamada "Ela é", uma adaptação de "A filha do meio-quilo".
    Este com certeza foi o melhor.

    4° Seminário: aconteceu na Academia Caxiense de Letras. Li o livro "Odisséia", interessante por contar histórias de deuses do Olimpo. A apresentação foi por sorteio e da minha sala foram Karoline e Evandro.


    Manuelle Passos n°25 2°ano A

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  15. Mas é muito interessante, porque no começo do livro o Gavião Vaqueiro como personagem principal, conta a historia de que ele ficou perdido por um bom tempo na floresta e que um macaquinho muriqui o ajudava, sendo que Gavião Vaqueiro estava perdido na floresta, por causa de seu precioso punhal estrela, que havia perdido durante um batalha com uma onça, foi daí que ele perdeu seu punhal que o tempo todo estava com o macaquinho que além de roubar as coisas dos caçadores, também ajudava eles.
    Ao meu ponto de vista, o ponto negativo foi que o livro era muito difícil de entender. Agora o positivo é que o Gavião Vaqueiro gostava muito da natureza e que o macaquinho apesar de roubar as coisas dos caçadores ele era muito amigo dos que estavam perdido pela mata.

    2º A filha do meio quilo ( Assis Brasil )
    A filha do meio quilo também foi um livro muito complicado para mim, apesar de ler o livro uma 4 vezes eu não consegui entender o que a obra se passava. Pra mim foi o pior de todos, pois alem do lugar que era muito apertado, eu não estava me concentrando e passar o meu entendimento para os meus colegas. Eu não tenho muito a declarar sobre a obra.

    3º Filha do meio quilo ( apresentação teatral )
    Ah!, pra mim foi a melhor, a melhor mesmo, pois eu posso citar todos os pontos positivos. O primeiro ponto é que todos nós passássemos a interagir mais com os nossos amigos, e que foi perfeito, pois cada um de nós aprendemos a ter responsabilidade, caráter e dar o melhor de si.
    O ponto negativo, foi só a correria, e que deu muito trabalho, mais graças a Deus , deu tudo certo.
    Adaptação teatral é muito bom, pois faz com que todos nós passássemos a aprender mais e mais, até que isso servirá para o nosso futuro á fora. Todas as apresentações foram ótimas, mais a nossa foi a melhor, e que muitas pessoas dos outros grupos vieram parabenizar o nosso grupo.

    4º Odisséia ( Ruth Rocha )
    Já esse seminário, também não teve nada que reclamar, pois a obra é muito fácil de se entender. Conta a historia da vida de Ulisses, que durante a Guerra de Tróia ele não tinha conseguido voltar a sua ilha de Ítaca, no qual havia deixado sua mulher eseu filho Telêmaco.
    O ponto negativo, foi que nós não tivemos tempo pra estudar as provas. E só isso mesmo, e eu gostei muito.

    “ O Leitor ’’
    Na minha opinião, o livro “ O Leitor ” se passa nos movimentos literários, como por exemplo : o Romantismo, e o Realismo.
    Romantismo: na parte em que Hanna tem um romance com Michael. Podemos ressaltar também na parte em que Hanna era muito mais velha do que Michael.
    Realismo: pois a obra mostra fatos que na realidade, realmente se passa em nosso dia-a-dia. No fato em que Hanna não sabia ler, ou seja, ela era analfabeta. Então por isso que Hanna foi condenada por uma coisa que ela não havia cometido.

    Ester Aguiar 2º A

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  16. Filme / O leitor
    O leitor apresenta em seu enredo fatos q representa duas escolas literarias o Realismo e o Romantismo.
    Realismo porque retrata a historia da vida das pessoas naquela epoca, como a ditadura militar em que Hanna era nazista.
    Romantismo quando Hanna se sente atração pela morte tirando sua proria vida!
    Dandara 2ª A

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  17. Características do filme, O leitor


    No filme pude perceber que há presença de traços do romantismo, quando o jovem Michael Berg tem um caso com Hanna uma mulher com cerca de 40 anos. Há alguns fatos ocorridos no passado que posso classificar como realismo, onde o autor retrata a vida de seis mulheres que eram militares e estavam no comando de um dos campos com várias prisioneiras judias. Ao longo do desenrolar no julgamento Hanna relembra alguns fatos como: a morte de algumas prisioneiras na igreja, o trajeto no frio depois de se retirarem do campo e a escolha que essas seis faziam para a execução. Isso retrata bem como ela passou e os prisioneiros também. Também tenho que destacar a presença da obra de Homero, A odisséia no filme que por sua vez tem uma grande influência na personagem Hanna, posso dizer que é um movimento clássico pois nela está contido traços do classicismo.

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  18. Crítica

    O desafio do rebelde

    Ao longo dos anos, os pais tentam lidar com seus filhos rebeldes, desde a antiguidade. Vemos em noticiários frequentemente, que jovens rebeldes fogem de casa ou/e brigam com seus pais, por coisas tão simples e tão fácil de concertar, mas eles querem desde então a sua independência. Com tudo isso o autor piauiense, Assis Brasil abordou todos esses fenômenos através de seu livro “O desafio do rebelde” que foi um dos brilhantes livros do contemporâneo. Esse livro foi adaptado para peça, onde foram retirados quatro atos.
    Essa peça teatral engloba temas abordados da realidade, onde de forma adaptada quer nos mostrar o interesse pela vida e o valor dela em nosso meio. No Rio de Janeiro, muitos jovens são rebeldes e Assis Brasil destacou José Eduardo chamado de Netinho. Tendo uma última opção, os pais o mandam para uma tribo na floresta amazônica, o Xingu, onde ele passa por várias aventuras e diversas provações que poderiam ou não ajudá-lo a dar o correto valor à vida.
    A peça “O desafio do rebelde” compõe-se de longas sequências no qual os personagens se aventuram no Xingu, dentro das matas. Netinho torna-se amigo do índio Camaiurã, onde mostra todas as coisas que haviam de desconhecido a Netinho.
    “O desafio do rebelde” é um dos casos que pode ser vencido o alto índice de rebeldia dos jovens. Em seu título vemos que há uma grande semelhança com a história, onde o autor Assis Brasil fez mostrar a realidade de vários jovens hoje em dia.

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  19. Relatório sobre os seminários

    Durante este ano letivo podíamos perceber o interesse de todos os alunos na leitura e apresentações dos livros de diversos autores.
    O primeiro seminário foi a apresentação dos livros do escritor inglês William Shakspeare,onde me levou a conhecer mais sobre o autor, foi umaleitura muito proveitosa.
    O segundo seminário foi a apresentação de várias peças, no qual a minha apresentação foi sobre o livro deShakspeare, "Macbeth",onde todos que assitiram à peça poderam presenciar a originalidade do autor.
    O terceiro seminário foi a apresentação dos livros de Assis Brasil, no qual houve a apresentação do meu livro " Um Preço Pela Vida", one falamos o enredo e algumas análises sobre o livro.
    O quarto seminário foi a apresentação do livro " A Casa da Madrinha" de Lygia Bojunga, no qual a autora retrata a realidade dos fatos, é um livro muito proveitoso mas ao mesmo tempo tem muita ficção.
    Todos os livros foram proveitosos para o nosso conhecimento podemos agracecer a professora Lila Léa.

    Marriete de Oliveira;2ª B

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  20. Bom... No primeiro seminário de literatura do Thales Ribeiro Gonçalves, eu li o livro de Willian Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão, mas não pude ir apresentá-lo, por isso não posso falar muitas coisas do primeiro seminário.
    No segundo seminário, continuamos nos livros de Shakespeare, mas dessa vez com apresentações teatrais de alguns capítulos dos livros. Eu fiquei com Hamlet, no qual eu era o Rei Cláudio nas cenas que escolhemos.
    No terceiro mudamos de autor. Dessa vez era o Assis Brasil, do Piauí e meu grupo ficou com o título Beira Rio Beira Vida. Não pude apresentá-lo por motivos pessoais mas imagino que foi muito legal.
    No quarto seminário, mudamos de autor mais uma vez, para Lygia Bojunga. Na minha opinião, foi o melhor seminário por causa do modo de apresentação que foi modificado, passando a ser por sorteio e por causa do livro Nós Três que tem uma linguagem fácil de se entender, sem muitas palavras difíceis, além da lcalização do seminário, que foi na Academia Caxiense de Letras, mais perto da minha casa e mais fácil e rápido o acesso (no meu caso), apesar de não ser climatizado e a ventilação não ser muito boa.

    João Victor, N° 21, 2° "B"

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  21. No primeiro seminário foi o contato com o modo de savaliação da professora, emtão, estava muito nervosa, apreensiva. A obra que li foi de William Shakespeare, dramaturgo inglês, um dos melhores, suas obras se dividem em romance, tragédia, drama, fatos históricos e comédia. O nome da obra foi Hamlet;que contaa história de um princípe, onde seu pai é morto por seu tio e assim segue.Apesar de pequenos contratempos que aconteceu, satisfez todas as minha expectativas de apresentação, estava bem segura do que estava expondo aos meu colegas, embora as pessoas do meu grupo não estavam bem preperadas, o ponto negativo da minha apresentação foi porquequando os meus colegas deixavam de falar coisas importantes da obra, eu os interrompia, travando o raciocínio dos mesmos.
    No segundo seminário apresentei uma peça teatral do mesmo autor do seminário anterior, que foi Antônio e Cleópatra, não gostei , pois não me identifico como atriz, então não me sair muito bem, e os colegas não estavam bem preparados.
    No terceiro seminário, li um conto do livro A chave do Amor, de Assis brasil, o nome do conto era O camelô São Joaquim, uma história que eu amei ter apresentado, pois achei a história bastante interessante, e também porque correspondeu as expectativas de apresentação, e meus colegas também. Apesar de ter sido cansativo, foi muito divertido e interessante, foi o melhor ao meu ver.
    No quarto seminário, li A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, não gostei do livro, pois assim a autora usava muito o imaginário das personagens da obra, então ao ler me perdir muito na história, temdo assim que reler. Eu não apresentei , mas minhas colegas se saíram bem na apresentação, apesar de terem esquecido de algumas coisas.
    Portanto, foi bastante gratificante ter trabalhado esse lado da leitura, com análises, me ajudou a fazer uma boa crítica. E ainda fez com que eu goste ainda mais de ler. E quem não gostava concerteza passou a gostar. Agora sei que sou leitora profissional.

    By: Ana Beatriz 2º "B"

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  22. No filme "O Leitor" as escolas literárias que percebi foi, O Romantismo, traços que percebi foi que a mulher procurou como um meio de distração o amor do menino e consequentemente a leitora que ele fazia todos os dias à ela (era um acordo), porque antes ela era muito séria, fechada, egocêntrica e também porque no final do filme ela buscou como válvula de escape, de toda a sua prisão do passado, a morte (traços das obras românticas)
    Outro movimento bastante marcante é o Realismo, pois mostra a real história da época da ditadura militar, onde os nazistas militares acabavam matando aqueles que não tivessem a raça ariana, e mostra a real história de um amor de diferenças, conflitos.

    Evandro Júnior 2º "A"

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  23. 1° Seminário
    O trabalho desenvolvido por nós alunos do 2° ano "B", vespertino foi ler algumas obras de William Shalespeare. Meu grupo era composto por mim Antero Felipe, Rayane e Cintia nós lemos "A Tempestade", a obra em si tem um estilo de linguagem bastante difícil, mas tudo em questão da obra, a leitura foi ótima.Desempenhamos um seminário com o acesso as apresentações um pouco ruim, pois que foi a peça "Ela é".
    O livro que li foi "Tiúbe, a mestiça" um livro excelente que mostra verdadeira vida de um nordestino e eu http://leituraliteraturaeinternet.blogspot.com/
    dorei as apresentações foram ótimas.

    4° Seminário
    Tudo ocorreu como eu esperava, tudo organizado, um local que aguentasse os alunos dos 2° anos, as apresentações foram ótimas, os alunos se esforçaram ao máximo e meu livro foi "A Cama" de Lygia |Bojunga, que do livros que li foi o que li foi o que mais gostei em todos sentidos, como leitura, entendimento, etc.

    Pensamento geral de todos os seminários
    No sentido geral o que eu tenho a dizer é que, apesar de todos os seminários nos da muito trabalho, nos transmitir insegurança eu adorei, pois até o 1° ano do ensino médio eu nunca tinha participado de uma experiência tão boa quanto esta.
    Achei até bom ser difícil´preparar os trabalhos,´porque tudo fácil não tem graça, então quero agradecer a professora por ter me dado esta chance de eu mostrar minha capacidade.

    Antero Felipe 2° "B"

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  24. Em primeiro lugar queria dizer que adorei o desafio desses seminários de português, pois adoro ler leituras deficies.
    No primeiro seminário com aquele nervosismo de apresentar o primeiro seminário, apresentei uma obra de Assis Brasil que foi "Os que Bebem Como Cães", onde conta a história de um preso que conta toda a sua história dentro de uma penitenciária até a hora de sua morte, uma leitua bastante cansativa e difícil, mas conseguir me envolver na história, e conseguir satisfazer as expectativas de apresentação. Mas não gostei da organização dessem primeiro seminário pois aconteceu dentro de uma sala muito pequena da escola, com uma demanda muito grande de alunos.
    No segundo seminário um pouco acostumado com o modo de apresentação que a professora Lila Léa propôs, a obra lida e apresentada foi "O Sol Crucificado", na qual narra a história de um soldado que vai pra guerra e enfrenta todos os seus medos e inimigos para voltar vitorioso pra sua família. Nesse seminário a organização superou o anterior, pois as apresentações foi num local mais amplo onde comportou todos os alunos, na UEMA.
    Já no terceiro seminario, foi o queEm primeiro lugar queria dizer que adorei o desafio desses seminários de português, pois adoro ler leituras deficies.
    No primeiro seminário com aquele nervosismo de apresentar o primeiro seminário, apresentei uma obra de Assis Brasil que foi "Os que Bebem Como Cães", onde conta a história de um preso que conta toda a sua história dentro de uma penitenciária até a hora de sua morte, uma leitua bastante cansativa e difícil, mas conseguir me envolver na história, e conseguir satisfazer as expectativas de apresentação. Mas não gostei da organização dessem primeiro seminário pois aconteceu dentro de uma sala muito pequena da escola, com uma demanda muito grande de alunos.
    No segundo seminário um pouco acostumado com o modo de apresentação que a professora Lila Léa propôs, a obra lida e apresentada foi "O Sol Crucificado", na qual narra a história de um soldado que vai pra guerra e enfrenta todos os seus medos e inimigos para voltar vitorioso pra sua família. Nesse seminário a organização superou o anterior, pois as apresentações foi num local mais amplo onde comportou todos os alunos, na UEMA.
    Já no terceiro seminario foi o que mais gostei particularmente, pois foi a apresentação de uma peça teatral, com a qual me identifico, pois modéstia a parte sei atura muito bem. A obra apresentada foi "A Filha do meio Quilo" de Assis Brasil, que conta a história do amor proibido de duas pessoas, fala também de Aids, de padres safados.Esse semi´nário satisfez todas as expectaticas, tanto em organização como em apresentação, apesar de pequenos contratempos que tivemos.
    No quarto seminário, a obra lida foi a Odisséia de Homero, uma leitura bastante dificil, mas conseguir entender e apresentei.
    Todos os seminários foram bons, pois teve participação ativa dos alunos, apesar de pequenos contatempos, mas como nem tudo é perfeito, e os erros só serve pra que aprendamos com eles.Concerteza muitos alunos evoluíram bastante no que diz respeto a leitura, até mesmo aqueles que leram à força por nota, e acresceram o vocabulário.Concerteza valeu à pena toda essa experiência.

    Evandro Junior 2° "A"

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  25. Na 1ª apresentação, a obra literária que eu apresentei foi Hamlet, de Willian Shakespeare, um livro com uma linguagem difícil de ser analisada e compreendia, todos os livros do 2º B eram da autoria de Shakespeare, a apresentação foi na escola pela manhã e tarde, com o data-show apresentamos os principais tópicos sobre o livro, destacando a loucura do príncipe Hamlet.
    No 2º seminário,ou melhor, a peça, foi encenada a estória de Hamlet, o que ajudou já que foi o livro do 1º seminário, a apresentação foi num sábado no Museu da Balaiada com uma cena do livro que tinha todos os principais personagens em ação.
    No 3º seminário, a obra foi lida foi “A Sereia”, a apresentação foi feita num sábado no pátio da escola, com início as 13:00 e término ás 20:00, foi relatado com auxilio do data-show, slides com principais tópicos que abordavam a estória, os livros lidos pela turma do 2º “B” foram de autoria de Assis Brasil, dessa vez houve maior caracterização, com banners e camisetas.
    No 4º seminário, a turma do 2º “B” leu livros de Lygia Bojunga, o meu grupo leu “A Cama”, foram sorteados dois alunos para apresentarem os tópicos na sexta-feira, á noite numa sexta-feira na academia caxiense de letras,não houve auxilio de slides.


    Daniel Vieira 2º B

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  26. Os Seminários de Português

    No primeiro seminário, gostei muito de ler o livro “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, pois adoro histórias de amor, apesar do livro ser de comédia, não teve nenhuma graça. Não gostei da minha apresentação, pois estava muito nervosa e ainda não tinha me acostumado com o ritmo de apresentações. Mas mesmo assim, foi muito legal.
    No segundo, fiz a peça “Hamlet”, também de Shakespeare, foi muito engraçada. Era pra ser uma tragédia romântica, só que se transformou numa comédia! Eu fiz o papel de Ofélia, a amada de Hamlet. Nós começamos a errar as falas, mas depois ficou tudo bem. Adoro Shakespeare.
    No terceiro li “Beira rio, beira vida”, de Assis Brasil, não gostei muito do livro e não apresentei.
    No quarto foi “Nós três” de Lygia Bojunga. Adorei a história, mas não apresentei, apenas assisti a apresentação da Luana e do Eduardo. Mas foi bom, pois li um livro muito bom.
    De todos os seminários os que mais gostei foi do segundo e do último. Do último, pelo fato de não ter sido tão cansativo e por ter sido democrático. E do segundo por ter sido uma obra de Shakespeare, pois pra mim ele sempre foi e sempre será o melhor escritor de todos. Amo as obras dele.


    Josany Dyanna Silva Ferraz, nº 22, 2ºB.

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  27. Os quatro seminários

    O meu primeiro seminário foi a apresentação do livro Hamlet, de William Shakespeare, que foi muito bom, porque Shakespeare sempre foi pra mim meio que um mito, assim, e com esse seminário pude conhecer mais de perto suas obras. A leitura foi legal, deu pra conhecer um vocabulário mais rico, mais culto, enriquecedor.
    O segiundo seminário, foi uma peça do mesmo livro, Hamlet, dando oportunidade pra pessoas de outros grupos entenderem mais ainda o que já havíamos explicado. Escolhemos o mesmo livro pra apresentarmos a peça porque Hamlet foi um marco na história de Shakespeare, contendo sua frase: “Ser ou não ser, eis a questão!” e o ato que escolhemos para representar foi justamente esse.
    O terceiro seminário foi sobre Assis Brasil, com o livro “Os que bebem como cães”, nos dando a oportunidade de conhecer outros autores da nossa terra, com uma linguagem mais simples e de melhor entendimento.
    O quarto seminário foi sobre Lygia Bojunga, com o livro “Nós três”, que foi, também, de fácil entendimento, e que por isso foi tão bom ter lido.
    Desses quatro seminários, gostei mais dos dois primeiros, porque Shakespeare superou todas as minha espectativas, tanto no primeiro, na hora da leitura, como no segundo, apresentando o que eu tinha lido. E de fato, foi bem gratificante, principalmente no meu aprendizado.

    Juliana H. Almeida de Lima, nº24, 2ºB.

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  28. Crítica

    "O Leitor"

    No filme se percebe a presença do Realismo, pois o protagonista Michael Berg era problemático, logo no começo do filme é demonstrado a fraqueza e a fragilidade do personagem, ele vie cheio de incertezas, é doente e passa muito tempo na cama.
    Percebe-se tambem traços do Romantismo, pois os protagonistas se envolvem num amor intenso e impossível.
    O filme mostra o Holocausto, um fato histórico, no qual milhões de judeus morreram, num contexto do naturalismo, pois as cpondiçoes eram totalmente desfavoráveis aos Judeus.

    Daniel Vieira 2° "B"

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  30. Claude Monte
    nasceu em 14/11/1840 foi um dos maiores pintores impresionista em 11862 foi estudar artes com Cheles gleyber em Paris onde conheceu algus pintores que desenvolveram a tecnicar de pintar o efeito das luzes no ano de 1926 morre em Giverny (Kaio Felipe)9ºano a

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